domingo, 1 de maio de 2016

Agenda Maio 2016 | Participe nas Iniciativas

PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO
AGENDA
MAIO 2016
PARTICIPE NAS INICIATIVAS

Inscrições em: http://plantarumaarvore.org/inscricao-iniciativas.aspx [Para cada ação estarão propositadamente afectos recursos humanos e materiais. Inscrevendo-se, por favor não falte ou informe-nos com a antecedência possível]

14 MAIO | SÁBADO| 09:00 – 16:30 | PEGADA VERDE | CAMINHADA, RECOLHA DE SEMENTES E MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA [ACTIVIDADE COM CUSTO ÉTICO]

29 MAIO | DOMINGO | 09:30 – 12:30 | INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS | PENINHA

10 A 13 JUNHO | SEXTA A SEGUNDA | SAÍDA DE CAMPO À DESCOBERTA DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA [ACTIVIDADE COM CUSTO ÉTICO]

Todas as indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para as iniciativas estarão disponíveis no site e na página de facebook e irá receber um e-mail, até 24h antes da iniciativa. Caso a iniciativa seja cancelada será anunciado no site e página de facebook e será notificado via e-mail.

14 MAIO | SÁBADO
PEGADA VERDE | CAMINHADA, RECOLHA DE SEMENTES E MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
VENHA CAMINHAR À DESCOBERTA DA SERRA DO RISCO E DEIXE A SUA PEGADA VERDE
Vamos partir juntos à descoberta da mais alta arriba calcária da Europa, desfrutando de panorâmicas deslumbrantes e da natureza bravia da serra, recolhendo sementes para o projeto de renaturalização, local onde deixaremos a nossa pegada verde na paisagem, cuidando das árvores plantadas.

Data: 14 Maio | Sábado | 09:00 – 16:30
Local: Parque Natural da Arrábida
Custo Ético: €5 por Participante [Estará a apoiar projetos de promoção e conservação da floresta nativa e das espécies autóctones]
Inscrições: Efetue o pagamento para o seguinte IBAN: PT50 0010 0000 4838 9660 0013 7 e envie inscrição para o e-mail geral@plantarumaarvore.org, indicando o nome dos participantes, idade, contacto de telemóvel e comprovativo de pagamento.

Programa:
Manhã: Ascensão ao Píncaro, na Serra do Risco, que com os seus 380m, quase a pique até ao mar, constitui o ponto mais alto da costa continental portuguesa e a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa. Teremos a oportunidade de descobrir a natureza bravia da serra, interpretando a paisagem à nossa passagem: a sua geografia, ecologia e biodiversidade, identificando espécies e recolhendo sementes.
Almoço: Piquenique de convívio entre os participantes na Biovilla, desfrutando da beleza e tranquilidade do vale.
Tarde: Sementeira das sementes recolhidas e manutenção das plantas plantadas na área ecologicamente degradada em recuperação.

Nível de Dificuldade: Média

A iniciativa integra-se num plano de recuperação da vegetação endémica de uma área ecologicamente degradada, incluído num projeto promovido pela Biovilla – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, contando com o apoio da Associação Plantar Uma Árvore, visando a geração de um bosque nativo que constitua um espaço de elevada qualidade paisagística e ambiental, de suporte à biodiversidade e serviços dos ecossistemas, de segurança alimentar, saúde pública e qualidade de vida, bem como de vitalidade económica e ecológica, num compromisso de envolvimento que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.

29 MAIO | DOMINGO
INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS
VAMOS CONTINUAR A RECUPERAR A PENINHA
Nesta iniciativa vamos continuar a recuperar os danos provocados pela intempérie, cuidar das árvores plantadas e efetuar o controlo de exóticas infestantes e vegetação invasora, para darmos esperança à recuperação da emblemática área da Peninha.

Data: 29 Maio | Domingo | 09:30 – 12:30
Local: Peninha | Parque Natural de Sintra-Cascais

A iniciativa integra-se num plano de recuperação da emblemática área da Peninha, promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, contando com o apoio da associação Plantar Uma Árvore, visando a recuperação da vegetação endémica e de erradicação de espécies exóticas invasoras, num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.

10 A 13 JUNHO | SEXTA A SEGUNDA
SAÍDA DE CAMPO À DESCOBERTA DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
VAMOS PARTIR À DESCOBERTA DA NATUREZA BRAVIA DA ARRÁBIDA E DEIXAR A NOSSA MARCA VERDE NA PAISAGEM
Nesta saída de campo vamos conhecer alguns dos recantos mais belos do parque, em caminhadas e passeio de barco, entrando em comunhão com a natureza, bem como iremos intervir para ter praias mais limpas e renaturalizar uma área, que sirva de suporte à biodiversidade e à comunidade.

Data: 10 a 13 Junho | Sexta a Segunda
Local: Parque Natural da Arrábida
Custo Ético: €180 por Participante em Regime de Pensão Completa [Descontos para Famílias e Grupos]
Programa, Condições e Inscrições: http://blog.plantarumaarvore.org/2016/02/saida-de-campo-descoberta-do-parque.html

Nestes dias vai poder efetuar percursos interpretativos à descoberta da mais alta falésia calcária da Europa e dos cumes da Serra de São Luís, conhecer o místico Convento da Arrábida e o deslumbrante centro histórico de Palmela, desfrutar de um passeio de barco ao longo das arribas e praias, com recolha de lixo, intervir na natureza para deixar uma pegada verde na paisagem, conhecer uma comunidade ecológica e técnicas de bioconstrução e permacultura, além de ficar alojado num recanto de rara beleza, numa construção ecológica.

O programa consiste num conjunto de atividades que permite aos participantes conhecerem em profundidade, intervir e envolver-se, em projetos e áreas de relevância em termos de património natural, bem como do património construído, através do olhar dos responsáveis dos projetos, de percursos interpretativos e ações de intervenção, proporcionando aos participantes um programa único de envolvimento com a natureza, o património e os projetos.

Ao realizar este programa estará a apoiar e a ajudar à sustentabilidade e desenvolvimento dos múltiplos projetos de promoção e conservação do património natural e histórico, conexo ao roteiro, bem como terá uma oportunidade de deixar uma marca pessoal ao intervir na sua salvaguarda e ao dar a conhecer ao mundo, tão precioso património, projetos e pessoas, que lutam pela sua preservação.

Contactos
96 385 33 83 | geral@plantarumaarvore.org
Plante esta Ideia
Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!
1 Pessoa! 1 Árvore! 1 Sonho!

Nós somos o que Fazemos

Sem comentários:

Enviar um comentário