segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sementes aos Vasos | Oficina de Hortas Verticais em Método de Permacultura


PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO

SEMENTES AOS VASOS
OFICINA DE HORTAS VERTICAIS EM MÉTODO DE PERMACULTURA
27 DE SETEMBRO DE 2014 | SÁBADO | 10:00 – 18:00
LISBOA

Custo Ético | 30€ por Participante
[Inclui refeição e manuais]
Duração: 8h | Participantes: 15 (10 Mínimo)
Formador: Inês Clematis
Inscrições para o seguinte e-mail
[veja condições abaixo]
inscricoes@plantarumaarvore.org

A Horta Biológica do Clube Nacional de Natação (CNN), em parceria com a Horta do Mundo e a associação Plantar Uma Árvore, promovem a realização de uma oficina de Hortas Verticais em Método de Permacultura.

Oficina em que os participantes ficarão a saber como iniciar e fazer uma horta ecológica numa varanda, marquise ou terraço, pois participarão em todo o processo de instalação de uma horta in loco.

1. Concepção e Design
2. Preparação dos Solos
3. Criação do Composto
4. Plantações e Sementeiras
5. Manutenção
6. Instalação do Sistema de Rega
7. Proteção e Fito-Sanidade
8. Aproveitamento e conservação de sementes

Numa segunda abordagem irão construir uma estrutura vertical para utilização em varandas, marquises ou terraços.

No final os participantes recebem um manual em pdf de agricultura biológica, uma tabela de consociações de culturas e uma tabela de tratamentos e controlo de pragas e doenças.

Durante este dia irá decorrer um mercado na horta e os participantes terão a oportunidade de poder visitar o mercado, adquirir produtos da horta colhidos diretamente da terra, efetuar uma visita guiada à horta e ver a aplicação de algumas das técnicas de permacultura, bem como conhecer alguns dos voluntários e para que possam juntar-se a eles em futuras iniciativas na horta e continuar o seu processo de aprendizagem.

Formador: Inês Clematis (certificada em Design de Permacultura, com mais de 7 anos de experiência em cultivo bio-orgânico-ético)

Custo Ético: 30.00€ c/ refeição e manuais incluídos [Desconto de 10% para sócios]

Inscrição: A inscrição pressupõe o pagamento para o seguinte NIB: 0010 0000 4838 9660 0013 7 e envio de e-mail com comprovativo de pagamento, nome e telefone para o seguinte e-mail: inscricoes@plantarumaarvore.org

Local de Realização da Oficina: Horta Biológica do CNN | Rua de São Bento nº 209 1250-219 Lisboa [no topo das instalações do clube]

Transportes Públicos: Carreiras da Carris 706, 727 e 773 | Elétrico 28E | Estação de Metro do Rato

Contactos: geral@plantarumaarvore.org | Plantar Uma Árvore: 96 385 33 83 | Formadora: 91 217 2157

Parceiros:
Horta Biológica Comunitária do CNN [www.facebook.com/HortaBiologicaDoCNN]
Horta do Mundo [hortadomundo.blogspot.pt]
Plantar Uma Árvore [www.plantarumaarvore.org]

Plante esta Ideia

Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!

domingo, 7 de setembro de 2014

Pegada Verde | Caminhada e Plantação


PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO

PEGADA VERDE | CAMINHADA E PLANTAÇÃO
PARQUE NATURAL DE SINTRA CASCAIS
20 DE SETEMBRO DE 2014 | SÁBADO | 10:00 – 15:30

Inscrições em
http://greentrekker.pt/eventos/vamos-plantar-uma-arvore
  
A associação Plantar uma Árvore em parceria com a Green Trekker propõe uma caminhada com pegada ecológica verde. Juntos vamos realizar uma iniciativa de plantação integrada numa caminhada à descoberta do Parque Natural de Sintra Cascais. Durante o percurso os participantes vão ter a oportunidade de conhecer alguns monumentos arqueológicos, desfrutarem de panorâmicas deslumbrantes e deixar a sua marca verde na paisagem, plantando a sua árvore, no âmbito de um projeto de recuperação da emblemática área da Peninha, tudo isto envolto pela magia dos bosques e serra.

PERCURSO DA CAMINHADA

O percurso inicia-se na aldeia do Penedo e vai percorrer o interior da serra de Sintra, marcada por uma extensa zona de cumeadas. Ao longo do trilho vamos ter oportunidade de desfrutar de amplas vistas sobre a Várzea de Sintra, Mafra e a Serra do Socorro. Passaremos ainda pelo interior de um autêntico bosque encantado, onde se destaca a variedade de flora ali existente. Vamos passar ainda junto ao Dólmen de André Nunes e pelo emblemático monumento Tholos do Monge. Prosseguiremos em direcção à Peninha onde iremos parar para plantar a nossa árvore!

PROJECTO DE REFLORESTAMENTO

A iniciativa de plantação integra-se num plano de recuperação da emblemática área da Peninha, promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, contando com o apoio da associação Plantar Uma Árvore, visando a recuperação da vegetação endémica e de erradicação de espécies exóticas invasoras, num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.

Plante esta Ideia
Inscreva-se em http://greentrekker.pt/eventos/vamos-plantar-uma-arvore

Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!