domingo, 23 de setembro de 2012

Iniciativa de Plantação | Madeira



Iniciativa de Plantação
Sábado | 29 Setembro | 11:00 – 12:30 | Palheiro | Madeira

Após os incêndios que fustigaram a Madeira um grupo de cidadãos resolveu plantar uma mata de dragoeiros. O Plantar Uma Árvore apoia esta iniciativa e convoca a sua comunidade a participar. Junte-se a este movimento na página do facebook da iniciativa: www.facebook.com/events/359346674150436/

A Dracaena draco L., conhecida pelo nome comum de dragoeiro, é uma planta da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família das Ruscaceae (Dracaenaceae) originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia, onde é nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo localmente da costa africana vizinha e em Cabo Verde. Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciado como planta ornamental em jardins daqueles arquipélagos, o dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat. A sua abundância varia entre relativamente comum nas Canárias a raro na ilha da Madeira e na maioria das ilhas açorianas.

Hoje, apesar de estar em vias de extinção é usada e plantada só com valor de estudo, turístico e de embelezamento de jardins, hotéis, quintas, sendo de registar poucos ou nenhuns de crescimento natural.

Neste contexto esta iniciativa tem elevado interesse de conservação e prima por ser uma ação de cidadania participativa e interventiva espontânea, por parte de um grupo de cidadãos conscientes da necessidade de salvaguarda da floresta nativa e das espécies autóctones.

Sem comentários:

Enviar um comentário