quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Celebração Floresta Autóctone, última chamada! Venha plantar uma árvore.

Este fim-de-semana terminamos a semana de celebração da Floresta Autóctone.

No Parque Natural Sintra-Cascais as plantações na Quinta do Pisão serão das 10:00 às 13:00 Sábado e Domingo, em Parceria com a Cascais Natura, e ainda temos algumas vagas disponíveis para Sábado.



Em Lisboa, no Sábado, às 14:30 na encosta de Montes Claros em Monsanto, vamos ter uma grande plantação de mais 1000 árvores, no que será uma grande festa de celebração da Floresta Autóctone e desta etapa do projecto "Plantar uma Árvore". Atingimos neste momento as 320 inscrições, o que já supera as inscrições da plantação do passado fim-de-semana. Faltam apenas 180 participantes para terminarmos de uma forma fantástica esta pequena (grande) aventura.


Se já se inscreveu contamos com a sua ajuda na divulgação e mobilização dos amigos e família, faça-os saír de casa neste dia diferente, em que de forma simbólica mostramos que tudo pode ser feito para mudarmos o mundo para melhor! Faça-os saír de casa e encher por um dia Monsanto e o Parque Natural Sintra Cascais de uma energia Verde Positiva. Se não se inscreveu, este é o momento para agir, ainda está a tempo, inscreva-se em: www.plantarumaarvore.org.

No Domingo, neste que é o Ano Internacional da Biodiversidade, calce as botas e participe no grande passeio "A Rota da Biodiversidade", o primeiro percurso pedestre homologado em Lisboa. Esta Rota, que “liga” o Parque Florestal de Monsanto e o rio Tejo, estende-se ao longo de 14 Km, passando por 18 pontos de interesse assinalados. Ao longo do percurso existem vários painéis informativos e interpretativos com indicação da fauna e flora existentes nesses locais.

A Rota e este passeio são da responsabilidade da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara de Lisboa e contará com a participação dos Biólogos da Natuga.

O ponto de encontro para esta actividade é no módulo ambiente ás 10 horas em Belém (Jardim Vasco da Gama) e cada pessoa deverá levar a sua alimentação. A actividade deverá terminar por volta das 16 horas.

Convidamos todos os participantes e amigos do Projecto Plantar uma Árvore a participar neste grande passeio, no qual certamente iremos também participar.

Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, passe esta mensagem, cada pessoa conta, cada pequeno gesto conta, quando multiplicado muitas vezes!

Inscrições para as plantações disponíveis no site em:



domingo, 21 de novembro de 2010

Mais 1000 árvores plantadas!


1 Pessoa = 1 árvore/ano. Esta é a fórmula base do projecto "Plantar uma Árvore". Esta fórmula nasce de uma ânsia de mudar o mundo e de o mudar rapidamente. Nasce também da noção de que um pequeno gesto, simbólico, simples, multiplicado milhões de vezes tem um impacto imenso, capaz de gerar essa mudança.

Este fim-de-semana demos mais um pequeno passo. Cerca de 300 pessoas deram parte da sua tarde de Sábado para, em Monsanto, plantar 875 novas árvores. Mais um sítio lindíssimo, outro ilustre desconhecido da grande maioria dos Lisboetas. Entre Sábado e Domingo, 40 pessoas deslocaram-se ao Parque Natural Sintra-Cascais, à quinta do Pisão de Cima, e plantaram pouco mais de 100 árvores, neste sítio fantástico. Grandes ou pequenas, o retorno destas plantações é sempre enorme.





Gostaríamos de fazer um agradecimento especial às Câmaras de Lisboa e Cascais que com o seu empenho permitiram que estas plantações fossem uma realidade. Um grande abraço à equipa de Jardineiros da Divisão de Matas e da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara de Lisboa, e à equipa da Cascais Natura, homens e mulheres que diariamente trabalham na gestão e manutenção destas florestas, e que de forma extraordinária, ao fim-de-semana nos apoiam para que as plantações decorram com normalidade.

No próximo fim-de-semana terminamos mais este capítulo do projecto com uma réplica das plantações, no parque natural sintra-cascais, das 10:00 às 13:00 Sábado e Domingo e em Monsanto, mesmo ponto de encontro mas outra encosta, no sábado às 14:30. Contamos consigo, inscreva-se em: http://www.plantarumaarvore.org/inscricao.aspx

Hoje será iniciada também uma experiência a um ano. Recolhemos algumas bolotas de sobreiro na Quinta do Pisão. Vamos tentar germinar estas sementes, algo que nunca experimentámos, e daremos notícias regularmente sobre os progressos da experiência. Daqui a um ano plantaremos as árvores que conseguirmos fazer germinar e crescer. Convidamos todos os que queiram a realizar esta simples experiência, ou a comentar ou a dar dicas e sugestões. As bolotas poderão ser encontradas nesta altura do ano em qualquer sítio com sobreiros, azinheiras, etc., por exemplo em Monsanto, façam a apanha das bolotas com os vossos filhos, é uma experiência gira de fazer em casa. Aqui estão as nossas bolotas.





Até breve.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Venha plantar uma das 4000 árvores nos dois próximos fins-de-semana!

Não conseguimos este ano dar a escala que pretendíamos ao nosso projecto, principalmente por uma dificuldade grande em conciliar a vida profissional e pessoal com um projecto desta envergadura.

No entanto não deixamos caír este sonho, pensamos que criámos as bases para 2011, Ano Internacional das Florestas. Acreditamos que juntos, com a ajuda de todos os que acarinham este projecto, vamos atingir uma escala nacional no próximo ano.

Este ano vamos realizar plantações que superam os totais do ano passado, vamos concentrar esforços em iniciativas com os nossos parceiros habituais, Lisboa e Cascais, que nos deram a mão desde a primeira hora e cujo apoio incondicional agradecemos.

Vamos plantar cerca de 4000 árvores!

As plantações serão realizadas em Monsanto e no Parque Natural Sintra-Cascais.

As iniciativas em Monsanto, em parceria com a C.M. de Lisboa serão:

Dia 20 – 14h30 às 17:00

Encosta Oeste dos Montes Claros

1000 árvores – 500 participantes

800 Quercus suber e 200 Quercus rotundifolia


Dia 27 - 14h30 às 17:00

Encosta Norte dos Montes Claros

1000 árvores – 500 participantes

400 Quercus suber, 300 Quercus robur, 300 Quercus faginea

Ponto de encontro será no miradouro de Montes Claros, junto ao restaurante chimarrão.

Para dia 23 está perspectivada uma iniciativa para as escolas em Monsanto, que irá envolver até um máximo de 500 crianças. Esta será uma pequena (grande) vitória rumo ao nosso objectivo.

Será na Encosta Parque das Merendas Bairro do Calhau das 9:30 às 11:30. Ainda temos vagas disponíveis, as escolas interessadas deverão contactar-nos para o email geral@plantarumaarvore.org. A única condição é que garantam o transporte dos alunos até ao local de plantação.

No Parque Natural Sintra Cascais, em parceria com a Cascais Natura, as plantações terão lugar nos fins-de-semana de 20, 21 e 27, 28 de Novembro, sendo os dias da semana dedicados às escolas, para as quais ainda existem vagas disponíveis, sendo o transporte assegurado para grupos de 50 alunos.





Contamos com a sua participação, inscreva-se, participe, divulgue, passe esta mensagem, cada pessoa conta!

Inscrições disponíveis no site em:

http://www.plantarumaarvore.org/inscricao.aspx