terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rega este Sábado (28 de Agosto) das Árvores das Plantações de Monsanto e Parque Natural Sintra-Cascais

Visitámos as plantações de Monsanto e do Parque Natural de Sintra Cascais e a evolução das árvores parece estar a ser bastante boa. Algumas árvores rompem já os protectores com os seus ramos, outras já os perderam pois estão com um tamanho e altura bem consideráveis e outras ainda, embora mais pequenas, estão de um verde bastante saudável, veja as fotografias nos seguintes links:

Monsanto – Encosta do Casal do Sola – Parque do Calhau








Link Mais Fotografias:

http://www.facebook.com/album.php?aid=193651&id=169966778923

Parque Natural Sintra-Cascais – Pisão de Cima







Link Mais Fotografias:

http://www.facebook.com/album.php?aid=193430&id=169966778923

A taxa de árvores secas, pelo que verificámos, parece ser bastante reduzida, embora tenhamos encontrado umas quantas, poucas, no meio de todas as outras.

O Verão está bastante quente e seco e é importante que as árvores nesta fase inicial sejam regadas para que se maximize a sua taxa de sobrevivência.

No próximo sábado, 28 de Agosto, vamos desenvolver entre as 10h e as 12h duas acções de rega em simultâneo nas plantações de Monsanto e do Parque Natural de Sintra Cascais.

A actividade irá consistir na rega das árvores e alguns trabalhos de manutenção das mesmas, tais como, rectificação da caldeira e colocação de protectores que eventualmente tenham caído.

Os participantes deverão trazer luvas pessoais e um garrafão de água vazio ou regador para ser utilizado na rega. O sistema de rega é relativamente simples, consiste num depósito de água que será colocado no topo da plantação e que irá abastecer os regadores e garrafões dos participantes.

Como habitualmente, esta acção é aberta a todos os que queiram participar, mas como sempre, fazemos um apelo especial aos pais para trazerem os mais pequenos. A componente pedagógica desta iniciativa é provavelmente a mais importante, gerando, entre outras coisas, uma ligação maior das crianças às árvores plantadas (e logo a todas as outras), fazendo-as perceber que o acto de plantar é apenas o início de um processo e que também elas precisam de cuidados nos primeiros anos de vida.














Ambos os parques são muito bonitos. Sugerimos que leve um piquenique para a família e que prolongue a sua estadia aproveitando para usufruir e descobrir um pouco mais estes parques.

As inscrições para ambos os locais estão disponíveis através do seguinte link:

http://www.plantarumaarvore.org/inscricaoRega.aspx

Cada uma destas acções está limitada a apenas 100 participantes devido ao tamanho dos depósitos de água, o que significa que poderão esgotar rapidamente, se quer participar não deixe de fazer já a sua inscrição.

Se não puder participar, por ainda estar de férias, pode sempre ajudar, divulgando este email.

Contamos consigo, inscreva-se, participe, divulgue! J

Obrigado e até sábado.


Monsanto - Parque do Calhau - Encosta do Casal do Sola - Visita Ponto de Situação

Visita ao Parque do calhau para ponto de situação sobre o desenvolvimento das árvores plantadas em Novembro.



Não esperávamos ver árvores tão grandes, está a ser um sucesso.

A taxa de árvores secas parece-nos bastante baixa, mas há algumas.


Aproveitamos para fazer uma pequena rega.


Dia 28 vamos regar mais!





sábado, 7 de agosto de 2010

Majora Carter

Majora Carter no Parque de Hunt's Point
Majora Carter é uma mulher com uma visão: "Eu acredito que não é necessário mudar de bairro para viver num bairro melhor." E foi o que fez, no Bronx.
Após os estudos universitários regressou a casa dos pais, maioritariamente por razões económicas. Por acaso, enquanto perseguia a sua cadela Xena, descobriu uma área junto ao rio Este que até aí desconhecia, ilegalmente usada como lixeira, uma das poucas áreas ribeirinhas do Bronx não ocupada por unidades de tratamento de lixos, esgotos, indústrias altamente poluentes, etc.
Majora Carter luta por justiça ambiental. Nenhuma comunidade deverá sofrer maiores danos ambientais do que os benefícios ambientais que recebe.
Através dos seus esforços, foi construído o Parque Ribeirinho de Hunt's Point. Com um financiamento inicial de 10 000 dólares, conseguiu construir um parque de 1,25 milhões de dólares.
Actualmente desenvolve trabalho em várias áreas: corredores verdes que ligarão o Bronx a outros bairros de Nova Iorque; restauro dos sistemas hídricos de Nova Orleães; construção de telhados verdes; criação de empregos verdes; recuperação de áreas costeiras; etc.
Vejam a conferência TED e descubram algum do magnífico trabalho de Majora Carter.


Imagem:
Fontes:
http://www.majoracartergroup.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Majora_Carter

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quinta do Pisão de Cima - o Depois


Lembram-se dos sobreiros que plantámos no Parque Natural Sintra-Cascais? Os campos estão mais secos, como seria de esperar nesta época do ano.





Mas vejam um dos sobreiros que plantámos: de boa saúde, não?




Há até uns que se decidiram pela co-habitação...