terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rega este Sábado (28 de Agosto) das Árvores das Plantações de Monsanto e Parque Natural Sintra-Cascais

Visitámos as plantações de Monsanto e do Parque Natural de Sintra Cascais e a evolução das árvores parece estar a ser bastante boa. Algumas árvores rompem já os protectores com os seus ramos, outras já os perderam pois estão com um tamanho e altura bem consideráveis e outras ainda, embora mais pequenas, estão de um verde bastante saudável, veja as fotografias nos seguintes links:

Monsanto – Encosta do Casal do Sola – Parque do Calhau








Link Mais Fotografias:

http://www.facebook.com/album.php?aid=193651&id=169966778923

Parque Natural Sintra-Cascais – Pisão de Cima







Link Mais Fotografias:

http://www.facebook.com/album.php?aid=193430&id=169966778923

A taxa de árvores secas, pelo que verificámos, parece ser bastante reduzida, embora tenhamos encontrado umas quantas, poucas, no meio de todas as outras.

O Verão está bastante quente e seco e é importante que as árvores nesta fase inicial sejam regadas para que se maximize a sua taxa de sobrevivência.

No próximo sábado, 28 de Agosto, vamos desenvolver entre as 10h e as 12h duas acções de rega em simultâneo nas plantações de Monsanto e do Parque Natural de Sintra Cascais.

A actividade irá consistir na rega das árvores e alguns trabalhos de manutenção das mesmas, tais como, rectificação da caldeira e colocação de protectores que eventualmente tenham caído.

Os participantes deverão trazer luvas pessoais e um garrafão de água vazio ou regador para ser utilizado na rega. O sistema de rega é relativamente simples, consiste num depósito de água que será colocado no topo da plantação e que irá abastecer os regadores e garrafões dos participantes.

Como habitualmente, esta acção é aberta a todos os que queiram participar, mas como sempre, fazemos um apelo especial aos pais para trazerem os mais pequenos. A componente pedagógica desta iniciativa é provavelmente a mais importante, gerando, entre outras coisas, uma ligação maior das crianças às árvores plantadas (e logo a todas as outras), fazendo-as perceber que o acto de plantar é apenas o início de um processo e que também elas precisam de cuidados nos primeiros anos de vida.














Ambos os parques são muito bonitos. Sugerimos que leve um piquenique para a família e que prolongue a sua estadia aproveitando para usufruir e descobrir um pouco mais estes parques.

As inscrições para ambos os locais estão disponíveis através do seguinte link:

http://www.plantarumaarvore.org/inscricaoRega.aspx

Cada uma destas acções está limitada a apenas 100 participantes devido ao tamanho dos depósitos de água, o que significa que poderão esgotar rapidamente, se quer participar não deixe de fazer já a sua inscrição.

Se não puder participar, por ainda estar de férias, pode sempre ajudar, divulgando este email.

Contamos consigo, inscreva-se, participe, divulgue! J

Obrigado e até sábado.


Sem comentários:

Enviar um comentário